sexta-feira, 22 de julho de 2011

Trabalho do prof. Wilson

DESABAFO:

Há alguns meses venho trabalhando em um artigo, para tanto fui ao Observatório da Saúde para ter informações sobre a metodologia), minha ideia é/era analisar a cobertura sobre o dia da luta antimanicomial 2011 nos jornais impressos de grande circulação do país. Entretanto, para minha surpresa (pois minha hipótese era que que haveria alguma cobertura), apenas 1 jornal, entre os 15 (total) citou numa notinha de 5 cm sobre a data, inserido numa coluna social. Diante disso, sem objeto empírico para analisar, meu orientador, prof. Valdir, sugeriu que eu trabalhasse sobre a não-cobertura e que entrevistasse os jornalistas/editores sobre o critério de noticiabilidade seguido pelos jornais, entre outras perguntas. Consegui algumas promessas de colaboração (de um reporter da Folha de São Paulo, com a ajuda da amiga Val, conversei por telefone com ele, e do único jornal que "cobriu", o jornal "O Fluminense", graças ao amigo Petra), entretanto nenhum jornalista cumpriu o combinado e nao responderam as perguntas.
Um dos jornalistas de um outro jornal, por telefone, disse que tinha receio em participar da pesquisa e compremeter o jornal, ao responder sobre o critério de noticibilidade que eles seguem. Isso por si só, a meu ver, já daria um bom artigo, mas diante de tantos obstáculos, da demora no retorno aos e-mails, ligações, do meu esforço em ir pessoalmente aos jornais, etc.Inclusive, para minha surpresa, o próprio movimento antimanicomial não colaborou nem respondeu minhas perguntas... sendo que a meu ver, os resultados da pesquisa seria de interesse deles também...Tudo isso atrasou e muito meu trabalho, então optei por, adaptar um trabalho que a Inesita pediu e transformá-lo em artigo para a disciplina de Seminários. Uma pena...e grande mão-de-obra!
OBS: meu prazo termina amanhã e mesmo virando madrugadas há dias, não vejo como terminar a tempo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário